sábado, 1 de março de 2008

[Artigo técnico] Por que a massa que eu uso fica quebradiça?

Bom pessoal este artigo foi gentilmente cedido pelo Philipe Kling David do blog "Mundo GUMP", ele fala sobre massa de modelar, problemas como o do próprio titulo já diz, e ele dá algumas dicas muito interessantes para compor e montar o seu boneco, sem duvidas que vale muito a pena dar uma lida.Até mais...

A massinha está quebradiça. Pode ter mais de uma causa. A primeira possibilidade é que a massinha não seja à base de óleo, e sim à base de amido. Na verdade, no mercado hoje de papelarias de esquina (não me refiro às grandes lojas nem as de material importado) você acha dois tipos de massa em umas quatro marcas. O primeiro é a massinha à base de óleo, a comum. É feita de cera, cargas minerais e corante. Essa massa nacional tem tendência a "suar" óleo quando exposta a temperaturas altas por muito tempo. O segundo tipo, é a massa à base de amido, que é um completo LIXO para o stop motion. Só use se você for masoquista Hard core.
O problema dela é que a massa à base de amido é uma massa X MEN! Ela tem poderes! Ela encolhe, fica quebradiça, perde volume do nada, racha, forma crostas e ainda por cima cristaliza no ar condicionado!
Se a massa que você está usando não for a de amido, for a Acrilex, que é de cera, provavelmente o que acontece é que você está operando com ela em um lugar frio. Ela tenderá a ficar quebradiça em lugares frios. Como pra stop motion se usa muita luz, me parece meio estranho isso. Pode ser também que a massa que você esteja usando, seja de outra marca que use um volume de cera menor e maior de carga. Isso deixa a massa mais quebradiça, porém, bem melhor para esculpir.
O que o pessoal da Aardman ( os caras lá da "Fuga das Galinhas", "Wallace eGromit", etc) fazem é misturar a massinha industrializada com giz, cera de abelha, óleos e cargas -eu perguntei a uma modeladora deles no último Animamundi, mas ela fez um jogo duro danado pra contar - Seguindo uma tabela de valores, que permite a eles obter quase qualquer grau de dureza e flexibilidade nas massinhas. Eles usam a Roma plastelina.
Aqui no Brasil, o bicho pega, pois temos praticamente só duas marcas de massinha pra comprar. Acrilex e Corfix. A Corfix costuma ser mais dura e conter menos óleo que a Acrilex.
A mistura da Corfix com a Acrilex e um pouco de carga mineral ( você compra carga em lojas de produtos para fibra de vidro) e com corante xadrez, pode obter bons resultados. A adição de óleo mineral também ajuda a amolecer a massa quando a coisa fica mais feia, hehe.
No geral, a dica mais importante é que o segredo todo nem sempre tá na massa.
Tá no esqueleto. Eu sei, é chato. Dá trabalho e fura muito o dedo, mas comum esqueleto bem feito, você reduz em 90% o problema com os bonecos.
Do mesmo modo que na massa, existem dois tipos de esqueleto que vc poderá usar.

Um esqueleto profissional, com juntas articuladas ( pequenas juntas homocinéticas baseadas em esfera, chamadas ball joints) que custa caro pra dedéu e não é fácil de fazer. - ( mas na maioria das vezes dá resultados dignos de um Ray Harry Hausen) e o esqueleto de arame, usado em 99,9% dos casos no Brasil, devido ao alto custo do esqueleto profissional, que pode passar fácil dos cinco mil reais quando de certas marcas importadas.

O de arame é facílimo de fazer. Eu uso arame de alumínio, cobre e também plastrame ( aquele araminho que fecha o saco do pão. Ele é o melhor material do mundo para fazer dedos, pois tem uma boa resistência à quebra)
Em geral, faço o esqueleto trançando o arame a partir dos pés do boneco, seguindo um model sheet impresso que eu vou colocando por baixo do esqueleto e vendo se as proporções tão certas.
Feito o esqueleto, eu pego durepoxi ( o melhor amigo do maluco) e isolo partes do boneco.
Pra quê? Faço isso porque se meu boneco fosse de verdade,teria ossos. Isso implica no fato de que dobramos sempre nos mesmos lugares.
Isolar ossos do seu boneco com durepoxi, previne por exemplo, que você dobre o braço em tamanhos diferentes, como se o boneco fosse de borracha. Assim, ele só dobrará na área não coberta pelo durepoxi.
Eu uso também espuma para fazer o volume corporal. A massa é pesada e a espuma permite um enchimento fácil de áreas do corpo sem aumentar o peso do boneco. Algodão também dá. Mas tem que ser recoberto com fita crepe antes de receber massinha.
Isso será especialmente útil para as cenas de walk cicle, quando seu boneco terá que ficar paradinho no ar entre um passo e outro. Com o boneco pesado, tudo é mais difícil.
Outra dica é fazer a estrutura corporal com encaixes, para que você insira a cabeça e as mãos separadamente. Isso permite arrancar a mão do boneco para modelá-la ou limpá-la cuidadosamente e depois re-implantar. Isso também evitar e tirar todo o boneco do registro ( posição) a cada X frames.
Pra finalizar, bote uma roupa de verdade no boneco. É um bom macete que além de acentuar o realismo, dá uma aparência mais profissional ao filme e encobre áreas complicadas de ficar limpando.
A roupa de massinha, por natureza, te obrigará a trabalhar com muitas cores de massa. Isso vai virar um pesadelo enorme na hora de filmar, pois terá que limpar carda esbarrãozinho que o boneco der em si mesmo. Com retalhos, você faz uma roupinha maneira pro personagem e precisará ter massinha só nas extremidades do boneco. (mãos e cabeça)
É isso aí. Espero ter ajudado.


3 comentários:

Diorges de Oliveira disse...

Depois que eu assisti "A Noiva Cadáver", fiquei curioso pra saber que programa tinha sido usado na edição... Vi então, no making-of a técnica do stop-motion, e fiquei completamente apaixonado por ela, pois desde criança, adoro modelar com massinha. E com essa técnica, meus bonecos podem ganhar vida! Gostaria de saber o seu e-mail,se possível, para que possamos trocar idéias sobre técnicas, equipamentos, enfim. Ainda não filmei nada, mas sou louco para aprender mesmo, se puder me ajudar... E parabéns pelo blog, né. Por mais que inventem as mais loucas tecnologias, eu tenho certeza que a arte claymation nunca vai morrer!

Diorges Santos
diorgessantos@gmail.com
Vitória ES

Unknown disse...

Olá, eu sou novo na area do Stop Motion, eu com outros colegas resolvemos criar um filme em Stop motion. Eu li o seu artigo e me ajudou muito!
Será que o senhor poderia me ajudar me dizendo quais são os materias que eu devo comprar para costruir o boneco; principalmente o que látex, onde encontra isso.O.o"
Se puder me responda por e-mail,
meu e-mail:Lairtoncbrl@gmail.com

Tiago Gomes disse...

Ajudou demais... dicas simples que ajudam muito!! Valeu!!