domingo, 30 de março de 2008

Aardman Animations

Texto retirado do site http://www.animatoons.com.br

A Aardman merece a boa reputação que tem, ao ser considerada líder mundial em animação de massinha de modelar. Os trabalhos da empresa são constantemente imitados, e ainda assim a companhia continua a liderar o campo com produções independentes e comerciais que são únicas. O estúdio foi indicado ao OSCAR sete vezes, ganhando três estatuetas. Peter Lord e David Sproxton começaram sua “parceria animada” na escola. Em 1972 eles fundaram a Aardman Animation, mudando-se para Briston em 1975. A primeira criação profissional foi o legendário personagem infantil Morph, da BBC.

Desde o começo, Peter e David estavam interessados em desenvolver seus animados de massinha para um público mais adulto. Conversation Pieces, encomendado pelo Channel Four Television em 1982, permitiu a companhia desenvolver sua inovadora técnica de animar personagens de fantoche com diálogos da vida real. Com filmes como Early Bird (apresentado em uma rádio local), Aardman demonstrou que pessoas reais podiam ser caracterizadas com perspicácia, humor e sensibilidade.

Em 1986, Peter Gabriel sugeriu que eles colaborassem com o diretor Stephen Johnson e Brothers Quay para criar um vídeo de rock. Sledgehammer colecionou vários prêmios naquele ano. A combinação original de ritmo, energia, estilo e talento visual foi aproveitado para fornecer o acompanhamento visual de My Baby Just Cares For Me, de Nina Simone e Barefootin’, de Robert Parker.

1986 também foi o ano que Peter e David “descobriram” Nick Park e ofereceram a ele uma oportunidade para trabalhar no estúdio, e ao mesmo tempo, terminar seu filme de graduação, A Grand Day Out.

Em 1989 o estúdio foi contratado pelo Channel Four Television outra vez, para criar uma série de filmes de 5 minutos, Lyp Synch. Essa sensacional série explorou ainda o mundo da animação baseado em personagens verdadeiros e vozes reais e incluíram War Story, de Peter Lord, Next, de Barry Purvers, Ident, de Richard Goleszowski e Creature Comforts, de Nick Park, o qual ganhou o Oscar de Melhor Curta Animado, em 1990.

Quanto mais a reputação do estúdio crescia no Reino Unido e no mundo, mais crescia a demanda de trabalhos comerciais. Agencias apreciam a contribuição que os diretores e animadores da Aardman podem trazer para uma idéia original. A lista de clientes do estúdio incluí Chevron, PG Tips, Serta, Tennants, Ameritrade, Homepride, Nike e Dr. Pepper. A Aardamn produz aproximadamente 15 comerciais a cada ano, os quais contam com um estúdio de CGI trabalhando para produzi-los.

Em 1993, o estúdio deu mais um grande passo com a conquista de mais um OSCAR, dado a Nick Park por The Wrong Trousers, o primeiro filme mais longo da Aardman. Aclamado por todo o mundo, e vencedor de 30 prêmios, The Wrong Trousers tornou-se um dos mais bem sucedidos filmes já feito.

Em 1995 a Aardman produziu o terceiro filme de Nick Park a ganhar um OSCAR, A Close Shave. Uma sensação imediata, o filme afirmou a reputação do estúdio e tornou os nomes Wallace e Gromit populares entre os espectadores. No mesmo ano o estúdio produziu o curta 11’, de Peter Lord, que foi indicado ao OSCAR, Wat’s Pig (para o Channel Four), além de séries infantis baseadas no personagem Morph, The Morph Files.

Em 1999, Aardman ganhou mais um BAFTA pelo trabalho de Stage Fright, um filme de 11 min. encomendado pelo Channel Four Television. Steve Box foi o animador chave em dois curtas dirigidos por Stage Fright, The Wrong Trousers e A Close Shave.

A primeira série animada de TV para jovens e adultos, Rex The Runt, criada e dirigida por Richard Goleszowski, foi apresentado pela primeira vez na BBC2 em 1998 e ganhou vários prêmios internacionais. Uma nova série foi encomendada e apresentada na BBC2 em 2001.

O estúdio tem um acordo de 5 filmes com a DreamWorks. A FUGA DAS GALINHAS foi o primeiro longa animado do acordo, e foi dirigido por Peter Lord e Nick Park. Lançado em 2000 nos EUA e no Reino Unido, o filme foi bem recebido pelos críticos e se deu bem nas bilheterias, ganhando mais de $230 milhões de dólares no mundo todo.

Atualmente, Peter Lord está supervisionando os filmes produzidos pela Aardman, enquanto que Nick park e Steve Box estão produzindo e dirigindo o primeiro longa de Wallace e Gromit, WALLACE & GROMIT - A BATALHA DOS VEGETAIS, com lançamento planejado para outubro de 2005.

O sucesso da franquia Wallace e Gromit é tamanho, que os personagens vão estrelar um novo jogo para vídeo game, Project Zôo. Em 2002, a Aardman lançou Cracking Contraptions, uma nova série de 10 curtas (1 min. cada) estrelando Wallace e Gromit. Os filmes estrearam na internet e foram vistos por milhares de pessoas em todo o mundo. Todos os 10 filmes foram mostrados depois na BBC1 no ano de 2002. Um novo DVD foi lançado simultaneamente. Os filmes também foram apresentados online nos EUA pela AtomFilms.

Desde os primeiros passos dados por Peter e David, a Aardaman se tornou um grande estúdio. Mas o trabalho deles continua a ser inovador, divertido, brilhantemente caracterizado e cheio de charme, refletindo o talento, energia e comprometimento pessoal de todas as pessoas que compõem o time da Aardman.


Para quem quiser vale a pena ver o site deles, muita coisa lega, segue o link:

Aardman

Alguns trabalhos:


Nenhum comentário: