sábado, 1 de março de 2008

Grandes nomes do stop motion "Ladislaw Starewicz"

O Leste Europeu começou a se destacar na arte da animação, especialmente na animação em Stop Motion, deixando um legado de grandes mestres nesta técnica.

Brinquedos animados e bonecos são figuras recorrentes nos filmes do pioneiro em animação de bonecos do Leste Europeu, Ladislaw Starewicz (1882-1965). Starewicz era um excelente fotógrafo e um amante de entomologia, por isso resolveu adotar a técnica de Stop-Motion para mostrar o comportamento dos insetos. Suas primeiras animações foram com besouros e um de seus primeiros filmes "The Beautiful Leukanida" de 1910 foi um sucesso. O efeito foi tão surpreendente e a princípio inexplicável, que alguns jornalistas ingleses disseram que Starevicz filmara insetos vivos, treinados habilmente por um cientista russo. Algum tempo e muitos filmes depois, Starevicz reconheceu que seus personagens insetos eram limitados e começou a fazer filmes com bonecos, como "Town rat and Country Rat" de 1926, entre outros.
Starewicz inventou o filme de animação 3-D de movimentos interruptos (filme de bonecos) em 1910 e continuou produzindo com esta técnica mesmo depois de se aposentar em 1959 e até morrer, em 1965. Embora dirigidos emocionalmente para o público infantil, seus filmes seriam considerados "estranhos" hoje, devido às personagens e situações muitas vezes grotescas ... mas sem esquecer que o "infantil" do início do século XX era muito mais intenso do que se produz para crianças hoje em dia! Seu bonecos incluem bichos minimamente antropomórficos e bastante realísticos, tais como sapos e insetos, ursos e coelhos ou brinquedos e hortaliças demoníacas. A maioria dos seus filmes fascinantes tem duração de menos de 15 minutos e é tecnicamente impressionante, mesmo à luz dos padrões atuais. Pouca ou nenhuma fiação é visível nas cenas extremamente complexas, mesclando coisas como dezenas de bonecos intricados, em movimento simultâneo com folhas balançando ao vento, luzes ondulando ritmicamente, água com marolas e pessoas reais em retro-projeção. Um de seus filmes mais impressionantes é "The Mascot" - 1934. "O Mascote" é de longe o mais famoso dos filmes de Starewicz. Apareceu em diversos formatos ao longo dos anos, tendo sido veiculado freqüentemente até no programa de televisão "Night Flight" da USA, nos anos oitenta. A história gira em torno de um boneco-cachorro que ganha vida enquanto a pobre senhora que o está confeccionando costura uma lágrima dentro do seu peito. Ela tem uma filha cujo maior desejo na vida é ter "uma laranja". E como os tempos mudaram! O cachorro atravessa o inferno para pegar a laranja, lutando contra tudo quanto é demônio, bonecos e até o próprio Satanás.


Algumas obras desse mestre:

Cameraman's Revenge


The Devil's Ball


Nenhum comentário: