quinta-feira, 20 de março de 2008

[Artigo Técnico] Movimentação de bocas.

Bom pessoal outro dia surgiu uma discussão interessante na comunidade Stop motion do orkut, que me chamou a atenção, o assunto era “BOCAS” em stop motion, como fazer as expressões faciais dos bonecos de massinha? Qual a melhor forma etc...de fato que é um assunto bem interessante baseado no que foi dito lá e que escrevi esse texto.

Segue a opinião do usuário Fernando OZ

Existem várias formas porém todas bem trabalhosas,como a troca de cabeças,ai terá de ter um molde fazer várias cabeças com diferentes bocas,acho que 5 faces diferentes uma pra cada vogal,e umas outras 4 uma com sorriso,outra triste,a assustada a com raiva,dependendo de qual será a ação do personagem,da pra fazer coisas bem legais,essa técnica foi usada no estranho mundo de Jack,tem no making off,já no "a fugas das galinhas" e o Wallace e Gromit,eles trocaram as bocas ou aquela parte que pega por baixo do nariz incluindo o queixo,pois fazer a boca de massinha e fazer vários movimentos pra ela voltar a ficar do mesmo jeito do que quando começou terá de ser um super modelador,e tempo é essencial,na noiva cadáver arranjaram a melhor maneira porem não é muito simples pois se trata de uma cabeça articulada com vários mecanismos capaz de fazer os movimento mais próximos de uma pessoa,parece que a cabeça é de uma resina bem flexível,ou silicone,e que ficou muito bom,vi pessoas que fizeram de papel mesmo e outros fizeram em 3d,e há ainda os que usaram o photoshop,recortaram as bocas e colaram de acordo com a fala.

Outro usuário que também deixou sua opinião, o Guilherme Noleto Alves, do site www.animassinha.com.br( No próximo post vou falar sobre o trabalho deles)
O mais fácil é trocar as bocas, mas não da um efeito muito bom, o outro método é trocar as cabeças, mas da muito trabalho ficar fazendo muitas cabeças, e pode atrapalhar se quiser fazer movimentos de olhos, cabelos e etc...
O ESQUEMA MESMO é trocar somente a parte de baixo do rosto, q vai à boca e o queixo, como o colega Fernando Oz disse aí em cima.
eu fui a uma oficina com um animador do à Aardman, E SEM DUVIDA que esse método seja o mais expressivo.
fazendo isso, da para conseguir infinitas expressões faciais agora fazer no computador, eu já fiz... ODIEI! Ehehe pó, a graça do stop-motion é não utilizar computador...
agora fazer os caras cantando é foda, eu sugiro que vc filme eles, e depois reproduza frame a frame no stop-motion, como programa Stop-motion Pró, da para vc jogar o vídeo lá e sobre por a imagem capturada da câmera, eu esqueci de falar q tipo, quando fui utilizar essas bocas, faltaram altas bocas,,, e tive q fazer altos improvisos. Isso prova q o abecedário tem q ser atualizado a cada projeto. Meu novo abecedário está bem maior. Mas o lance é vc ir fazendo testes e inventar uma técnica para kd necessidade.
uma vez conversei com um animador, e ele disse q stop-motion é a arte de fazer gambiarras.

Uma outra opinião interessante agora do usuário Fernando Braida:

Crie primeiro o esqueleto da cabeça com uma material firme, que não seja de massinha, no meu caso, eu fiz de durepox. Faça o crânio sem a parte da boca, ou melhor, no lugar da boca, faça um buraco retangular de quanto vc quer q ela abra.
feito isso pegue um pedaço pequeno de arame e faça com que fique em formato de um U quadrado, depois levante, em partes iguais, as duas pontas do arame. Depois cubra com uma camada de durepox (não mto grosso) a parte do U que ficou deitada.
Logo após isso, faça o maxilar (o queixo com a parte de baixo da boca) e coloque no U de forma com que esse maxilar seja maior que o quadrado da boca, depois e só enfiar as duas pontas do arame no fundo superior do quadrado oco da boca e esperar que o durepox seque (detalhe: não enfie mto o arame, não deixe q o durepox da boca encoste no "céu da boca" e lembre-se tem que fazer isso enquanto o crânio estiver moldável)
Uma dica boa também, é fazer o esquema de boca, tipo Sr. Batata do Toy Story, bocas que se encaixam nos rostos, na base de pinos e furos, também da certo com os olhos e tudo o que se movimenta também, e lembrem-se façam sempre o esqueleto com um material resistente e que não fique desmontando toda hora que você mexer.

Bom é isso pelo visto o jeito e testar as varias formas, não só com as bocas, mas com tudo que diz respeito à stop motion...Obrigado a todos que colaboraram com esse post,e quem vem ajudando e movimentado a comunidade stop motion no orkut.

Exemplo de uso de troca de bocas: vídeo Guilherme Noleto Alves

Outro exemplo: Video Fernando OZ:

Nenhum comentário: