
domingo, 30 de março de 2008
Tim Burton - Vincent (Legendado Português)

Aardman Animations

A Aardman merece a boa reputação que tem, ao ser considerada líder mundial em animação de massinha de modelar. Os trabalhos da empresa são constantemente imitados, e ainda assim a companhia continua a liderar o campo com produções independentes e comerciais que são únicas. O estúdio foi indicado ao OSCAR sete vezes, ganhando três estatuetas. Peter Lord e David Sproxton começaram sua “parceria animada” na escola. Em 1972 eles fundaram a Aardman Animation, mudando-se para Briston em 1975. A primeira criação profissional foi o legendário personagem infantil Morph, da BBC.
Desde o começo, Peter e David estavam interessados em desenvolver seus animados de massinha para um público mais adulto. Conversation Pieces, encomendado pelo Channel Four Television em 1982, permitiu a companhia desenvolver sua inovadora técnica de animar personagens de fantoche com diálogos da vida real. Com filmes como Early Bird (apresentado em uma rádio local), Aardman demonstrou que pessoas reais podiam ser caracterizadas com perspicácia, humor e sensibilidade.
Em 1986, Peter Gabriel sugeriu que eles colaborassem com o diretor Stephen Johnson e Brothers Quay para criar um vídeo de rock. Sledgehammer colecionou vários prêmios naquele ano. A combinação original de ritmo, energia, estilo e talento visual foi aproveitado para fornecer o acompanhamento visual de My Baby Just Cares For Me, de Nina Simone e Barefootin’, de Robert Parker.
1986 também foi o ano que Peter e David “descobriram” Nick Park e ofereceram a ele uma oportunidade para trabalhar no estúdio, e ao mesmo tempo, terminar seu filme de graduação, A Grand Day Out.
Em 1989 o estúdio foi contratado pelo Channel Four Television outra vez, para criar uma série de filmes de 5 minutos, Lyp Synch. Essa sensacional série explorou ainda o mundo da animação baseado em personagens verdadeiros e vozes reais e incluíram War Story, de Peter Lord, Next, de Barry Purvers, Ident, de Richard Goleszowski e Creature Comforts, de Nick Park, o qual ganhou o Oscar de Melhor Curta Animado, em 1990.
Quanto mais a reputação do estúdio crescia no Reino Unido e no mundo, mais crescia a demanda de trabalhos comerciais. Agencias apreciam a contribuição que os diretores e animadores da Aardman podem trazer para uma idéia original. A lista de clientes do estúdio incluí Chevron, PG Tips, Serta, Tennants, Ameritrade, Homepride, Nike e Dr. Pepper. A Aardamn produz aproximadamente 15 comerciais a cada ano, os quais contam com um estúdio de CGI trabalhando para produzi-los.
Em 1993, o estúdio deu mais um grande passo com a conquista de mais um OSCAR, dado a Nick Park por The Wrong Trousers, o primeiro filme mais longo da Aardman. Aclamado por todo o mundo, e vencedor de 30 prêmios, The Wrong Trousers tornou-se um dos mais bem sucedidos filmes já feito.
Em 1995 a Aardman produziu o terceiro filme de Nick Park a ganhar um OSCAR, A Close Shave. Uma sensação imediata, o filme afirmou a reputação do estúdio e tornou os nomes Wallace e Gromit populares entre os espectadores. No mesmo ano o estúdio produziu o curta 11’, de Peter Lord, que foi indicado ao OSCAR, Wat’s Pig (para o Channel Four), além de séries infantis baseadas no personagem Morph, The Morph Files.
Em 1999, Aardman ganhou mais um BAFTA pelo trabalho de Stage Fright, um filme de 11 min. encomendado pelo Channel Four Television. Steve Box foi o animador chave em dois curtas dirigidos por Stage Fright, The Wrong Trousers e A Close Shave.
A primeira série animada de TV para jovens e adultos, Rex The Runt, criada e dirigida por Richard Goleszowski, foi apresentado pela primeira vez na BBC2 em 1998 e ganhou vários prêmios internacionais. Uma nova série foi encomendada e apresentada na BBC2 em 2001.
O estúdio tem um acordo de 5 filmes com a DreamWorks. A FUGA DAS GALINHAS foi o primeiro longa animado do acordo, e foi dirigido por Peter Lord e Nick Park. Lançado em 2000 nos EUA e no Reino Unido, o filme foi bem recebido pelos críticos e se deu bem nas bilheterias, ganhando mais de $230 milhões de dólares no mundo todo.
Atualmente, Peter Lord está supervisionando os filmes produzidos pela Aardman, enquanto que Nick park e Steve Box estão produzindo e dirigindo o primeiro longa de Wallace e Gromit, WALLACE & GROMIT - A BATALHA DOS VEGETAIS, com lançamento planejado para outubro de 2005.
O sucesso da franquia Wallace e Gromit é tamanho, que os personagens vão estrelar um novo jogo para vídeo game, Project Zôo. Em 2002, a Aardman lançou Cracking Contraptions, uma nova série de 10 curtas (1 min. cada) estrelando Wallace e Gromit. Os filmes estrearam na internet e foram vistos por milhares de pessoas em todo o mundo. Todos os 10 filmes foram mostrados depois na BBC1 no ano de 2002. Um novo DVD foi lançado simultaneamente. Os filmes também foram apresentados online nos EUA pela AtomFilms.
Desde os primeiros passos dados por Peter e David, a Aardaman se tornou um grande estúdio. Mas o trabalho deles continua a ser inovador, divertido, brilhantemente caracterizado e cheio de charme, refletindo o talento, energia e comprometimento pessoal de todas as pessoas que compõem o time da Aardman.
Para quem quiser vale a pena ver o site deles, muita coisa lega, segue o link:
Aardman
Alguns trabalhos:
[CURTA] O Resgate

SINOPSE:
O capitão Steve Scott tem uma difícil missão: resgatar prisioneiros de guerra em território inimigo, para isso ele e seu exercito não medem esforços em entram em uma sangrenta batalha em território hostil.
Normal para um filme de guerra, isso se o capitão Scott e seus soldados não fossem bonecos de plástico, e o cenário dessa guerra é o quarto de Lucas um garotinho de 4 anos, que ao adormecer tem seu quarto tomado por soldados, tanques de guerra e helicópteros, sonho ou realidade?
Prepare-se para a batalha.
FICHA TÉCNICA
Título Original: O Resgate (The Rescue)
Gênero: Animação Stop Motion
Tempo de Duração: 06:40 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Formato: VHS
Direção: Leonardo Moreira
Roteiro: Leonardo Moreira
Produção: Casa de Cinema Stop Motion
Música: The Doors/ Creedance /Richard Wagner
Atores: Pedro Brasil de Castro/ Leonardo Moreira
Edição: Leonardo Moreira
Site: www.cinemastopmotion.blogspot.com
Link:
terça-feira, 25 de março de 2008
Animassinha Produções

Então segue os links:
Videolog:
http://videolog.uol.com.br/videotrash
Fotolog:
http://www.fotolog.com/borboleto_azul
Alguns video no youtube:
LIXO URBANO
CAMPANHA CONTRA A DENGUE
quinta-feira, 20 de março de 2008
[Artigo Técnico] Movimentação de bocas.

Existem várias formas porém todas bem trabalhosas,como a troca de cabeças,ai terá de ter um molde fazer várias cabeças com diferentes bocas,acho que 5 faces diferentes uma pra cada vogal,e umas outras 4 uma com sorriso,outra triste,a assustada a com raiva,dependendo de qual será a ação do personagem,da pra fazer coisas bem legais,essa técnica foi usada no estranho mundo de Jack,tem no making off,já no "a fugas das galinhas" e o Wallace e Gromit,eles trocaram as bocas ou aquela parte que pega por baixo do nariz incluindo o queixo,pois fazer a boca de massinha e fazer vários movimentos pra ela voltar a ficar do mesmo jeito do que quando começou terá de ser um super modelador,e tempo é essencial,na noiva cadáver arranjaram a melhor maneira porem não é muito simples pois se trata de uma cabeça articulada com vários mecanismos capaz de fazer os movimento mais próximos de uma pessoa,parece que a cabeça é de uma resina bem flexível,ou silicone,e que ficou muito bom,vi pessoas que fizeram de papel mesmo e outros fizeram em 3d,e há ainda os que usaram o photoshop,recortaram as bocas e colaram de acordo com a fala.
O mais fácil é trocar as bocas, mas não da um efeito muito bom, o outro método é trocar as cabeças, mas da muito trabalho ficar fazendo muitas cabeças, e pode atrapalhar se quiser fazer movimentos de olhos, cabelos e etc...
O ESQUEMA MESMO é trocar somente a parte de baixo do rosto, q vai à boca e o queixo, como o colega Fernando Oz disse aí em cima.
eu fui a uma oficina com um animador do à Aardman, E SEM DUVIDA que esse método seja o mais expressivo.
fazendo isso, da para conseguir infinitas expressões faciais agora fazer no computador, eu já fiz... ODIEI! Ehehe pó, a graça do stop-motion é não utilizar computador...
agora fazer os caras cantando é foda, eu sugiro que vc filme eles, e depois reproduza frame a frame no stop-motion, como programa Stop-motion Pró, da para vc jogar o vídeo lá e sobre por a imagem capturada da câmera, eu esqueci de falar q tipo, quando fui utilizar essas bocas, faltaram altas bocas,,, e tive q fazer altos improvisos. Isso prova q o abecedário tem q ser atualizado a cada projeto. Meu novo abecedário está bem maior. Mas o lance é vc ir fazendo testes e inventar uma técnica para kd necessidade.
uma vez conversei com um animador, e ele disse q stop-motion é a arte de fazer gambiarras.
Crie primeiro o esqueleto da cabeça com uma material firme, que não seja de massinha, no meu caso, eu fiz de durepox. Faça o crânio sem a parte da boca, ou melhor, no lugar da boca, faça um buraco retangular de quanto vc quer q ela abra.
feito isso pegue um pedaço pequeno de arame e faça com que fique em formato de um U quadrado, depois levante, em partes iguais, as duas pontas do arame. Depois cubra com uma camada de durepox (não mto grosso) a parte do U que ficou deitada.
Logo após isso, faça o maxilar (o queixo com a parte de baixo da boca) e coloque no U de forma com que esse maxilar seja maior que o quadrado da boca, depois e só enfiar as duas pontas do arame no fundo superior do quadrado oco da boca e esperar que o durepox seque (detalhe: não enfie mto o arame, não deixe q o durepox da boca encoste no "céu da boca" e lembre-se tem que fazer isso enquanto o crânio estiver moldável)
Uma dica boa também, é fazer o esquema de boca, tipo Sr. Batata do Toy Story, bocas que se encaixam nos rostos, na base de pinos e furos, também da certo com os olhos e tudo o que se movimenta também, e lembrem-se façam sempre o esqueleto com um material resistente e que não fique desmontando toda hora que você mexer.
Bom é isso pelo visto o jeito e testar as varias formas, não só com as bocas, mas com tudo que diz respeito à stop motion...Obrigado a todos que colaboraram com esse post,e quem vem ajudando e movimentado a comunidade stop motion no orkut.
Exemplo de uso de troca de bocas: vídeo Guilherme Noleto Alves
domingo, 16 de março de 2008
[Filme] A noiva cadáver

A solução encontrada foi selar o compromisso entre Victor (Johnny Depp) e Victoria (Emily Watson). Desanimados com o matrimônio sem amor, os noivos cumprem as ordens dos pais e acabam se conhecendo apenas na véspera da cerimônia, quando se reúnem para o ensaio. Desconfortável com a situação, Victor não consegue fazer seus votos e o pastor o manda embora até que consiga aprender o que vai dizer.
Humilhado, o rapaz vaga pela floresta escura na tentativa de concretizar seus votos. Quando consegue, ele coloca a aliança na raiz de uma planta. Segundos depois, Victor percebe que não era uma árvore, já que o corpo em decomposição de uma mulher estranha surge do chão. Sem querer, o filho dos Van Dort descobre que se casou com A Noiva-Cadáver. Desde o misterioso assassinato que tirou a vida da jovem, ela aguardava que o noivo a resgatasse.
Por engano, Victor se casa com a misteriosa mulher e é levado para a Terra dos Mortos. Quando consegue retornar para explicar a situação para Victoria, a Noiva-Cadáver o leva de volta para o mundo subterrâneo. Desesperada, a filha dos Everglot tenta justificar o desaparecimento de Van Dort, mas seus pais não acreditam e arrumam um novo casamento para ela. Agora, Victor terá de arrumar um jeito de voltar para os braços de seu amor vivo.
Inspirada em uma lenda do folclore russo, a história romanticamente macabra é resultado da quinta parceria entre o diretor Tim Burton e o ator Johnny Depp. A animação foi elaborada simultaneamente às gravações de outro sucesso da dupla: A Fantástica Fábrica de Chocolate. Além das produções deste ano, eles trabalharam juntos em Edward Mãos-de-Tesoura, Ed Wood e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. A voz de Victoria é de Emily Watson, duas vezes indicada ao Oscar de Melhor Atriz por suas atuações em Ondas do Destino e Hilary e Jackie.
Ficha Técnica
Título Original: Corpse Bride
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 78 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2005
Site Oficial: www.anoivacadaver.com.br
Estúdio: Warner Bros. / Tim Burton Animation Co. / Will Vinton Studios
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Tim Burton e Mike Johnson
Roteiro: Caroline Thompson, baseado em roteiro de John August e Pamela Pettler
Produção: Allison Abbate e Tim Burton
Música: Mike Adams e Danny Elfman
Fotografia: Pete Kozachik
Desenho de Produção: Alex McDowell
Direção de Arte: Nelson Lowry
Edição: Jonathan Lucas
Efeitos Especiais: The Moving Picture Company
Elenco (Vozes)
Johnny Depp (Victor Van Dorst)
Helena Bonham Carter (Noiva-Cadáver)
Emily Watson (Victoria Everglot)
Tracey Ullman (Nell Van Dort / Hildegarde)
Paul Whitehouse (William Van Dort / Mayhew / Paul)
Joanna Lumley (Maudeline Everglot)
Albert Finney (Finnis Everglot)
Richard E. Grant (Barkis Bittern)
Christopher Lee (Pastos Galswells)
Michael Gough (Elder Gutknecht)
Jane Horrocks (Sra. Plum / Aranha viúva negra)
Enn Reitel (Maggot)
Deep Roy (General Bonesapart)
Danny Elfman (Bonejangles)
Stephen Ballantyne (Emil)
Trailer:
Making of :
Entrevistas:
quarta-feira, 12 de março de 2008
Glub, Glub Cao Hamburger Stop motion...

Muita gente deve se lembrar do programa"Glub Glub" que foi originalmente exibido entre 1991 e 1994, pela TV Cultura. O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho (Carlos Mariano) e uma fêmea (Gisela Arantes). Mais tarde, uma nova personagem seria introduzia, a carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi. Recentemente, uma nova versão começou a ser produzida e exibida na TV Rá-Tim-Bum.Além de seu valor educativo, o programa fez sucesso por apresentar ao Brasil várias animações estrangeiras um tanto alternativas. Vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica, elas eram produzidas atráves das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras. Até hoje, Glub Glub ainda é um dos blocos de animação mais importantes que o Brasil já teve.E revendo alguns episodios do programa no youtube, vi um que me chamou atenção "Os Urbanoides" Animação produzida em 1991, por Cao Hamburguer, renomado diretor de cinema e TV, que tambem produziu outra animação stop motion chamada "Frankenstein Punk" quem quiser conferir o curta é so clicar no nome dele e assistir pelo canal de curtas da Petrobras, segue tambem duas animações stop motion do programa um episodio de "Urbanoides" produzido por Cao Hamburger e Jeca e Joca, outra animação stop motion.
Urbanoides:
Jeca e Joca
quinta-feira, 6 de março de 2008
Brickfilms "LEGO STOP MOTION"

terça-feira, 4 de março de 2008
[Curta] WAR

segunda-feira, 3 de março de 2008
Grandes nomes do stop motion "Ray Harryhausen"

Uma homenagem à esse grande mestre:
Melão "armaduras" para stop motion

sábado, 1 de março de 2008
[Artigo técnico] Por que a massa que eu uso fica quebradiça?

A massinha está quebradiça. Pode ter mais de uma causa. A primeira possibilidade é que a massinha não seja à base de óleo, e sim à base de amido. Na verdade, no mercado hoje de papelarias de esquina (não me refiro às grandes lojas nem as de material importado) você acha dois tipos de massa em umas quatro marcas. O primeiro é a massinha à base de óleo, a comum. É feita de cera, cargas minerais e corante. Essa massa nacional tem tendência a "suar" óleo quando exposta a temperaturas altas por muito tempo. O segundo tipo, é a massa à base de amido, que é um completo LIXO para o stop motion. Só use se você for masoquista Hard core.
O problema dela é que a massa à base de amido é uma massa X MEN! Ela tem poderes! Ela encolhe, fica quebradiça, perde volume do nada, racha, forma crostas e ainda por cima cristaliza no ar condicionado!
Se a massa que você está usando não for a de amido, for a Acrilex, que é de cera, provavelmente o que acontece é que você está operando com ela em um lugar frio. Ela tenderá a ficar quebradiça em lugares frios. Como pra stop motion se usa muita luz, me parece meio estranho isso. Pode ser também que a massa que você esteja usando, seja de outra marca que use um volume de cera menor e maior de carga. Isso deixa a massa mais quebradiça, porém, bem melhor para esculpir.
O que o pessoal da Aardman ( os caras lá da "Fuga das Galinhas", "Wallace eGromit", etc) fazem é misturar a massinha industrializada com giz, cera de abelha, óleos e cargas -eu perguntei a uma modeladora deles no último Animamundi, mas ela fez um jogo duro danado pra contar - Seguindo uma tabela de valores, que permite a eles obter quase qualquer grau de dureza e flexibilidade nas massinhas. Eles usam a Roma plastelina.
Aqui no Brasil, o bicho pega, pois temos praticamente só duas marcas de massinha pra comprar. Acrilex e Corfix. A Corfix costuma ser mais dura e conter menos óleo que a Acrilex.
A mistura da Corfix com a Acrilex e um pouco de carga mineral ( você compra carga em lojas de produtos para fibra de vidro) e com corante xadrez, pode obter bons resultados. A adição de óleo mineral também ajuda a amolecer a massa quando a coisa fica mais feia, hehe.
No geral, a dica mais importante é que o segredo todo nem sempre tá na massa.
Tá no esqueleto. Eu sei, é chato. Dá trabalho e fura muito o dedo, mas comum esqueleto bem feito, você reduz em 90% o problema com os bonecos.
Do mesmo modo que na massa, existem dois tipos de esqueleto que vc poderá usar.
Um esqueleto profissional, com juntas articuladas ( pequenas juntas homocinéticas baseadas em esfera, chamadas ball joints) que custa caro pra dedéu e não é fácil de fazer. - ( mas na maioria das vezes dá resultados dignos de um Ray Harry Hausen) e o esqueleto de arame, usado em 99,9% dos casos no Brasil, devido ao alto custo do esqueleto profissional, que pode passar fácil dos cinco mil reais quando de certas marcas importadas.
O de arame é facílimo de fazer. Eu uso arame de alumínio, cobre e também plastrame ( aquele araminho que fecha o saco do pão. Ele é o melhor material do mundo para fazer dedos, pois tem uma boa resistência à quebra)
Em geral, faço o esqueleto trançando o arame a partir dos pés do boneco, seguindo um model sheet impresso que eu vou colocando por baixo do esqueleto e vendo se as proporções tão certas.
Feito o esqueleto, eu pego durepoxi ( o melhor amigo do maluco) e isolo partes do boneco.
Pra quê? Faço isso porque se meu boneco fosse de verdade,teria ossos. Isso implica no fato de que dobramos sempre nos mesmos lugares.
Isolar ossos do seu boneco com durepoxi, previne por exemplo, que você dobre o braço em tamanhos diferentes, como se o boneco fosse de borracha. Assim, ele só dobrará na área não coberta pelo durepoxi.
Eu uso também espuma para fazer o volume corporal. A massa é pesada e a espuma permite um enchimento fácil de áreas do corpo sem aumentar o peso do boneco. Algodão também dá. Mas tem que ser recoberto com fita crepe antes de receber massinha.
Isso será especialmente útil para as cenas de walk cicle, quando seu boneco terá que ficar paradinho no ar entre um passo e outro. Com o boneco pesado, tudo é mais difícil.
Outra dica é fazer a estrutura corporal com encaixes, para que você insira a cabeça e as mãos separadamente. Isso permite arrancar a mão do boneco para modelá-la ou limpá-la cuidadosamente e depois re-implantar. Isso também evitar e tirar todo o boneco do registro ( posição) a cada X frames.
Pra finalizar, bote uma roupa de verdade no boneco. É um bom macete que além de acentuar o realismo, dá uma aparência mais profissional ao filme e encobre áreas complicadas de ficar limpando.
A roupa de massinha, por natureza, te obrigará a trabalhar com muitas cores de massa. Isso vai virar um pesadelo enorme na hora de filmar, pois terá que limpar carda esbarrãozinho que o boneco der em si mesmo. Com retalhos, você faz uma roupinha maneira pro personagem e precisará ter massinha só nas extremidades do boneco. (mãos e cabeça)
É isso aí. Espero ter ajudado.
Grandes nomes do stop motion "Ladislaw Starewicz"

Brinquedos animados e bonecos são figuras recorrentes nos filmes do pioneiro em animação de bonecos do Leste Europeu, Ladislaw Starewicz (1882-1965). Starewicz era um excelente fotógrafo e um amante de entomologia, por isso resolveu adotar a técnica de Stop-Motion para mostrar o comportamento dos insetos. Suas primeiras animações foram com besouros e um de seus primeiros filmes "The Beautiful Leukanida" de 1910 foi um sucesso. O efeito foi tão surpreendente e a princípio inexplicável, que alguns jornalistas ingleses disseram que Starevicz filmara insetos vivos, treinados habilmente por um cientista russo. Algum tempo e muitos filmes depois, Starevicz reconheceu que seus personagens insetos eram limitados e começou a fazer filmes com bonecos, como "Town rat and Country Rat" de 1926, entre outros.
Starewicz inventou o filme de animação 3-D de movimentos interruptos (filme de bonecos) em 1910 e continuou produzindo com esta técnica mesmo depois de se aposentar em 1959 e até morrer, em 1965. Embora dirigidos emocionalmente para o público infantil, seus filmes seriam considerados "estranhos" hoje, devido às personagens e situações muitas vezes grotescas ... mas sem esquecer que o "infantil" do início do século XX era muito mais intenso do que se produz para crianças hoje em dia! Seu bonecos incluem bichos minimamente antropomórficos e bastante realísticos, tais como sapos e insetos, ursos e coelhos ou brinquedos e hortaliças demoníacas. A maioria dos seus filmes fascinantes tem duração de menos de 15 minutos e é tecnicamente impressionante, mesmo à luz dos padrões atuais. Pouca ou nenhuma fiação é visível nas cenas extremamente complexas, mesclando coisas como dezenas de bonecos intricados, em movimento simultâneo com folhas balançando ao vento, luzes ondulando ritmicamente, água com marolas e pessoas reais
Algumas obras desse mestre:
Cameraman's Revenge
The Devil's Ball