Em 2006 dirigiu "La Science des Rêves" ou "The Science of Sleep" ("Sonhando Acordado", no Brasil), com roteiro seu. O personagem principal, Stéphane (interpretado por Gael Garcia Bernal) traz diversos elementos autobiográficos. O apartamento de Stéphane no filme, por exemplo, é o mesmo onde Gondry morou na realidade, 15 anos atrás, entre diversas outras coisas. Em 2008, filmou o projeto "Be Kind,Rewind" ("Rebobine, Por Favor", no Brasil), cujo elenco era composto por Jack Black, Mos Def,Danny Glover e Mia Farrow. A história rodava em torno de uma vídeo locadora que, acidentalmente, tem suas VHS apagadas. Para atender a clientela, o balconista da loja (Def) se junta ao amigo (Black) para refilmar de forma amadora filmes como "Os Caça-Fantasmas", "Robocop", "Conduzindo Miss Daisy" e "Hora do Rush". Tal prática foi batizada de "sweeded" ou "suecar". No Youtube, por exemplo, pode-se conferir vários filmes "suecados" por fãs do filme.
Fez fama como diretor de clipes de artistas como Björk, The Chemical Brothers, The White Stripes, entre muitos outros.
Tem um estilo inconfundível com planos-seqüências, truques direto na câmera (sem efeitos-especiais) e ousada criatividade.
Confira o talento de Michael Gondry e seu trabalho com stop motion:
2 comentários:
Muito bacana mesmo a animação do 1° clip, bela postagem.
Gondry é otimo, gosto muito dele. Be Kind, Rewind é um filme genial pq mostra bem o tempo em que vivemos, mostrando como cada um pode fazer o que quiser da maneira que quiser, afinal sempre achamos uma maneira de burlar os direitos autorais. Gondry é, para mim, um dos melhores cineastas da atualidade. Ele e Wes Anderson.
_______________________________
http://evilbannanas.blogspot.com/
Postar um comentário